Guia Oficial do OPL


Memory Card Virtual


[Os valores padrões estarão destacados]

O OPL suporta o uso de um Memory Card Virtual, quando houver a necessidade de utilização de um dispositivo alternativo, ao invés de um Memory Card real. O OPL criará automaticamente uma pasta chamada VMC, no dispositivo na qual você criou a imagem de um Memory Card Virtual, veja alguns exemplos abaixo em cada dispositivo.

Compartilhamento de Rede (SMB):
Exemplo: D:/PS2SMB/VMC – Você DEVE definir as permissões de leitura, criação e gravação do seu compartilhamento, ou a pasta/arquivo VMC não poderá ser criado.

Dispositivo USB:
Exemplo: mass:/VMC

HDD Interno:
Exemplo: hdd0:+OPL/VMC


Criando um arquivo VMC:

Escolha um jogo da sua lista e aperte o botão para abrir as Opções do jogo, depois no menu Configurar VMC. Aqui você terá a opção para o uso de dois slots do VMC.

Se nenhum VMC estiver definido para qualquer um dos slots, você terá o valor <não definido> exibido. Usar o genérico é apenas um nome predefinido a ser usado para todos os jogos caso você não queira criar um novo VMC separadamente para cada jogo.
Aperte o botão para abrir a tela de configuração do VMC.


Configurando o VMC:

Esta tela você vai aprender a como lidar com cada opção do VMC, aqui você vai entender como é interessante esse recurso importante.

  • Nome: SLUS_209.49_0

Por padrão, o nome do VMC é preenchido com o código da região do jogo. Isso permite que você crie um novo VMC para cada jogo, caso você tenha interesse. Você também pode alterá-lo para o nome que quiser, mas é recomendado usar genérico se você planeja usá-lo em outros jogos, caso contrário, você terá que digitar o nome que usou para criar um VMC existente para que o outro jogo use esse mesmo arquivo VMC.
Aperte o botão para usar um teclado virtual e assim mudar o nome. O nome final do arquivo VMC no dispositivo terá uma numeração adicionada no slot _0 ou _1 como sufixo e a extensão .bin. Portanto, você pode usar o mesmo nome para ambos os slots sem problemas, pois serão dois nomes distintos.

  • Tamanho: 8Mb

Escolha entre os tamanhos predefinidos de 8Mb, 16Mb, 32Mb ou 64Mb. Lembre-se de que alguns jogos só aceitam apenas o uso de cartões de 8Mb e quanto maior o tamanho, mais tempo levará para serem lidos/gravados.

  • Estatísticas: O arquivo do VMC precisa ser criado. Isso informará o status atual do arquivo VMC, se você já possui um ou se precisa criar um.
  • Progresso: 0% Isso mostrará o progresso durante a criação do arquivo VMC.
  • Criar: Aperte o botão para criar o arquivo do VMC, isso fará aparecer um botão chamado de abortar durante o processo de criação, significando que você poderá abortar a criação e apagando o arquivo temporário do dispositivo.

O arquivo resultante criado no dispositivo na pasta VMC será como exemplo: SLUS_212.12_0.bin ou generic_0.bin ao visualizar o conteúdo dentro da pasta VMC do dispositivo usado.


Usando um VMC existente:

Se você já criou um VMC e deseja usá-lo para mais jogos, aperte o botão para acessar as Opções do jogo, depois indo no menu Configurar VMC do seu dispositivo.

VMC Slot 1 Novo VMC Usar o genérico
VMC Slot 2 <sem definição> Usar o genérico

Se nenhum slot do VMC foi assinado ou criado, as mensagens <sem definição>/ Usar o genérico serão exibidas. Você poderá criar um novo VMC ou usar o genérico que você criou anteriormente para ser usado em outro jogo também.

Se você criou um VMC e colocou um nome diferente, escolha a opção <sem definição> e aperte o botão para abrir o menu de configuração do VMC. Escolha o nome do VMC existente que você escolheu para ser usado no jogo anterior, assim aparecerá que o arquivo do VMC foi encontrado, depois escolha a opção Modificar, assim o VMC será assinado para o jogo desejado.


Alterando um VMC existente:

Quando existir um arquivo VMC no dispositivo, você pode alterar o seu tamanho, modificar ou até mesmo excluir, mas cuidado: Alterar o tamanho fará com que o VMC seja formatado e todos os dados salvos serão perdidos para sempre.

Você também pode criar um novo VMC para um jogo que já possua um VMC atribuído, alterando o nome. O status mudará para o arquivo VMC que precisa ser criado, depois crie um novo VMC escolhendo a opção Criar, após o processo o novo VMC será atribuído a esse jogo automaticamente.

Para excluir um VMC, basta digitar o nome dele e escolha a opção Apagar. Uma tela de confirmação será exibida:

Aperte o botão para confirmar ou para cancelar e voltar à tela anterior. Se você excluir um VMC que esteja sendo usado em outros jogos, todos os salves serão perdidos, portanto, certifique-se antes de excluir um VMC.

Se você queira alterar um VMC que está atribuído a um jogo, escolha a opção Redefinir para removê-lo. Assim você poderá reatribuir um VMC diferente ou até mesmo criar um novo.


Compatibilidades do VMC:

Nem todos os jogos são capazes de usar o VMC, alguns requerem um Memory Card físico, outros jogos gravam apenas em Memory Cards de 8Mb ou não consegue suportar tamanhos maiores que o padrão (8Mb). Caso você tenha problema para usar o VMC em algum jogo, tente pesquisar nos fóruns para obter informações relatadas por outros usuários ou pedir ajuda.


Índice


Todos os Direitos Reservados ©2021 Gledson999.
Todo o conteúdo é protegido por direitos autorais sob a licença Creative Commons.
Agradecimentos especiais a EL_Patas & ShaolinAssassins pelos seus grandiosos materiais.